A Nossa História
História do Grande Hotel Thermas
Situado no coração das emblemáticas Termas de São Pedro do Sul, o Grande Hotel Thermas Nature & SPA ostenta uma história rica e fascinante.
Fundado em 1919 como um modesto hotel de duas estrelas e apenas 35 quartos, este edifício cresceu e evoluiu ao longo das décadas, tornando-se um símbolo de hospitalidade e excelência.
A transformação decisiva ocorreu quando Marcelino Cardoso de Matos e Maria Julieta Ribeiro Raposo adquiriram o hotel, imprimindo-lhe uma nova identidade e ambição. Expandido lateralmente e renomeado como Grande Hotel Lisboa, permaneceu sob esta designação durante mais de 30 anos, consolidando-se como referência incontornável na hotelaria termal.

Entretanto, a herança familiar e o espírito empreendedor tomavam forma na figura de Carlos Matos, filho de Marcelino Cardoso de Matos e Maria Julieta. Com um olhar inovador para a hotelaria, a restauração e o entretenimento noturno, Carlos Matos deu os primeiros passos no mundo empresarial através do icônico Bar Bondjau, conhecido pelas suas decorações irreverentes e pelo caráter vanguardista e a Discoteca Pecados, também em São Pedro do Sul, tornou-se memorável pelas suas enigmáticas festas.
No entanto, o destino ditou novos rumos e, em 2006, com a partida de Marcelino Cardoso de Matos, Carlos Matos e a sua esposa, Cristina Raposo, assumiram a gestão do então Grande Hotel Lisboa. Com a sua visão estratégica e audácia inabalável, lideraram duas profundas remodelações, culminando na edificação do SPA e no renascimento do hotel sob a designação Grande Hotel Thermas Nature & SPA. A revitalização abrangeu todos os setores do hotel, refletindo o pulsar dinâmico e visionário de um casal que, perante desafios, nunca deixou de acreditar e ousar.
Como tributo às gerações que construíram este legado, foram criadas sete Master Suites no último piso do hotel, cada uma carregada de significado:
· 1919 – O marco do início de uma história lendária.
· MCM – Homenagem a Marcelino Cardoso de Matos, o pioneiro desta jornada.
· JR – Julieta Raposo, mulher de um inabalável carácter, ainda hoje está presente no hotel, fazendo questão de acompanhar de perto todas as evoluções.
· CM – Carlos Matos, a alma visionária e determinada que lidera o hotel.
· CR – Cristina Raposo, esposa de Carlos Matos e atenta aos mais ínfimos pormenores. A sua marca está presente em tudo o que é pormenor no hotel. Certamente irão dar conta.
· JJ – João Marcelino e Julieta, os filhos de Carlos e Cristina. O João que segue agora os passos do pai, faz parte da gestão do hotel. Muitos veem nele a personificação do seu avô, Marcelino Cardoso de Matos – de personalidade cativante, extremamente simpático, herdou talvez dele não apenas a paixão pela hospitalidade, mas também o talento natural para acolher. A Julieta, de temperamento mais reservado, é uma mulher de extrema delicadeza. Segue com dedicação a sua vocação na área da Medicina, exercendo a profissão no Porto, mas mantendo sempre um laço profundo com as suas raízes e acompanhando de perto a evolução do hotel.
· PPF – Passado, Presente e Futuro. Porque sem passado não há história; sem história, não há presente; e sem presente, não construímos o futuro.
A nossa história continua a ser escrita, e esta página permanecerá sempre em aberto, pois no Grande Hotel Thermas, mais do que um hotel, somos uma família e a nossa história estará sempre a ser escrita.
Continua…